Translate

Translate

Total de visualizações de página

sábado, 24 de agosto de 2013

DIA 25 DE AGOSTO.TEMA:COMO LIDAR COM FRUSTRAÇÕES


 
 
O tema da celebração do dia 25, fala sobre ter paciência para lidar com frustrações ao invés de "Chutar o balde", ou seja, "largar tudo e deixar acontecer naturalmente", confiar em Deus, porque tudo o que foge ao nosso entendimento pertence aos desígnios do Senhor.
Etimologicamente há controvérsias. Alguns dizem que sua origem está no fato de os condenados à forca ficarem em pé sobre um balde e com uma corda suspensa ao redor do pescoço. Chutar o balde, nesse caso, levaria o acusado à morte... Outros dizem que a expressão tem origem no chute que a vaca dá no balde quando esta se revolta com a retirada de seu leite. 
Crendices a parte, baldar é um verbo transitivo e significa frustrar: baldar os esforços,na primeira pessoa do presente conjuntivo " Eu balde".


 
Todo caso o tema a ser discutido é a frustação,pois quando nos sentimos frustrados temos vontade de chutar o balde.
A frustração é importante para o desenvolvimento da criança, estimula a criatividade na busca de alternativas, com o objetivo de solucionar o problema ou minimizar consequências.
Crianças intolerantes à frustração são autoritárias, implicantes, irritáveis e inconvenientes.

A disciplina deverá estar em todas as etapas do desenvolvimento infantil, mas de acordo com as etapas evolutivas, por exemplo, não se deve estimular a criança a fazer suas necessidades no vaso sanitário com seis meses de idade, pois ela não está madura para o controle dos esfíncteres.

Crianças precisam de limites, e regras, que deve fazer sacrifícios e adiar a satisfação de suas necessidades. Acima de tudo devemos sempre ter em mente que a criança observa e imita nossas ações, ensinamentos devem ser coerentes entre o que “pregamos” e o que fazemos.
Primeiro temos que aprender a lidar com as frustrações, " dar o exemplo", o próximo passo é refletir sempre que a disciplina não tiver o resultado esperado, pois muitas vezes insistimos em estratégias padronizadas. Ir para o quarto “pensar” depois de ter mentido será que funciona para crianças hiperativas? E ficar sem assistir TV durante três dias ensina a criança a fazer suas lições de casa todos os dias?
Não existe fórmula quando falamos da dinâmica humana, mas existem algumas referências que servem de base para ajudar com a educação das crianças:
• Educar exige paciência, firmeza e principalmente perseverança, pois é um processo, exige revisões, e para passar para a segundo etapa, a criança precisa ter aprendido a primeira etapa.
• Parceria entre os pais dá consistência à educação.
• Manter hábitos traz segurança à criança.
 
 
 
Dinâmica
Material: Papel, caneta e um balde.
Desenvolvimento: Distribuir os papéis para as crianças e pedir para as mesmas escreverem uma oração e colocando dentro do balde e explicar que sempre que tivermos um problema devemos pedir orientação do senhor para prover a melhor solução ao invés de ficar emburrados!  



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário